Ovos de galinha são bons ou ruins para o meu colesterol?
Ovos de galinha são uma fonte acessível de proteína e outros nutrientes. Eles também são naturalmente ricos em colesterol. Mas o colesterol nos ovos não parece aumentar os níveis de colesterol da mesma forma que alguns outros alimentos, como aqueles ricos em gorduras trans e gorduras saturadas, fazem.
Embora alguns estudos tenham encontrado uma ligação entre comer ovos e doenças cardíacas, pode haver outras razões para essas descobertas. Os alimentos que as pessoas normalmente comem com ovos, como bacon, salsicha e presunto, podem fazer mais para aumentar o risco de doenças cardíacas do que os ovos.
Além disso, a maneira como os ovos e outros alimentos são cozidos — especialmente se fritos em óleo ou manteiga — pode desempenhar um papel maior no aumento do risco de doenças cardíacas do que os próprios ovos.
Quantos ovos são recomendados?
A maioria das pessoas saudáveis pode comer até sete ovos por semana sem aumentar o risco de doenças cardíacas. Alguns estudos mostraram que esse nível de consumo de ovos pode até ajudar a prevenir certos tipos de derrame e uma doença ocular grave chamada degeneração macular, que pode levar à cegueira.
Mas se você tem diabetes, algumas pesquisas sugerem que comer sete ovos por semana aumenta o risco de doenças cardíacas.
Especialistas em saúde agora sugerem comer o mínimo de colesterol dietético possível, visando manter a ingestão abaixo de 300 miligramas (mg) por dia. Um ovo grande tem cerca de 186 mg de colesterol — todo ele encontrado na gema. Se sua dieta contém pouco outro colesterol, de acordo com alguns estudos, comer até um ovo por dia pode ser uma escolha OK.
Se você gosta de ovos, mas não quer o colesterol, use apenas as claras. As claras não contêm colesterol, mas ainda contêm proteína.
Saiba mais: https://www.mayoclinichealthsystem.org/hometown-health/speaking-of-health/is-it-healthy-to-eat-eggs-every-day
1 comentário em “Ovos de galinha são bons ou ruins para o meu colesterol?”